Vantagens do Linux

Podemos destacar o linux dentre os sistemas operacionais existentes considerando as seguintes vantagens:

Um sistema robusto e estável: O Linux pode suportar grande carga de trabalho sem falhar, e pode permanecer em funcionamento por meses ou anos, sem precisar ser reiniciado.

Preço acessível: Com custo de licença zero, Linux pode ser instalado em quantos computadores você desejar ,e o custo fica apenas relacionado à mão de obra da instalação e configuração.

Flexível para customizações: Como se trata de um sistema de código-fonte aberto, existem hoje inúmeras opções de configuração em inúmeros softwares desenvolvidos para Linux que vão desde simples servidores de storage à servidores complexos de aplicações e firewall, logo ele se torna o sistema mais flexível do mercado, podendo adaptar-se a qualquer empresa.

Seguro: No quesito segurança pode se dizer que desde sua concepção inicial, o Linux é resistente à maior parte ameaças de segurança.

O Linux adota a arquitetura do Unix, que é um sistema operacional muito confiável, robusto e seguro, desenvolvido na década de 70 que evoluiu até os dias de hoje.

Além disso o Linux não tem um único fabricante, ao invés disso ele é um fruto do trabalho de diversas empresas e desenvolvedores do mundo todo e é constantemente atualizado.

Emfim o que chamamos de Linux hoje é mais do que somente o sistema operacional, são um conjunto de softwares que são chamados de distribuições.

linux_transparente

fonte: wikipedia